Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTAL DO AUTOMÓVEL



Quarta-feira, 04.07.12

APRESENTAÇÃO: Renault Clio (MY 2013)

É um dos modelos mais emblemáticos do construtor francês, responsável pela venda de 11,5 milhões de unidades desde que o primeiro Clio foi lançado em 1990. Vendido em mais de 115 países, no final do ano deverá começar a chegar ao mercado uma nova geração que, desde logo, impõe linhas bastante mais dinâmicas e emocionais do que as da geração anterior. Mas não só: traz consigo novos motores – incluindo um com 899 cc! -, caixa automática de dupla embraiagem com relações e equipamento inédito no segmento. Confira a seguir as novidades.
Aumentar o prazer da sua condução e a funcionalidade do conjunto, despertando, em simultâneo, as atenções emocionais de quem o vê ou conduz, foram os propósitos que levaram à concepção da quarta geração do campeão de vendas da classe.
Para tal, o novo Renault Clio distingue-se, desde logo, pelo logotipo de grandes dimensões que ressalta na parte dianteira, orgulhosamente colocado em posição vertical e sobre um fundo negro brilhante. Esguia, fluída e arredondada, com uma grelha optimista que parece sorrir, o contorno cromado das ópticas ajuda a integrá-las na secção dianteira, enquanto a linha de desenho dos faróis diurnos LED reforça, ainda mais, essa expressividade.
Numa fase inicial, o Clio estará disponível apenas na versão de 5 portas. A carroçaria de 3 chegará mais tarde, prometendo substanciais diferenças face ao modelo mais familiar. Que, mesmo assim, apresenta um estilo desportivo que é acentuado pela total integração das pegas das portas traseiras no respectivo pilar.
Comparado com a geração actual, o futuro Clio tem menos altura ao solo, possui vias mais largas e as rodas situam-se mais próximo das extremidades da carroçaria.

Interior acolhedor e harmonioso

O habitáculo é coerente com o estilo exterior e foi desenhado para inspirar força e confiança. Pormenores como o desenho do painel de bordo, a consola central multimédia, a escolha das cores no interior, o velocímetro digital, bem como as aplicações de cromados e de preto brilhante no habitáculo, associam a modernidade e a ergonomia ao bem-estar dos ocupantes.

Tal como acontece com o exterior, o interior também oferece múltiplas possibilidades de personalização: além do tecido e do padrão dos estofos, desde o painel de bordo aos painéis das portas, passando pelo volante, pegas, base da alavanca da caixa de velocidades ou moldura dos arejadores, os desejos dos clientes são possíveis de contentar através das diferentes propostas disponíveis sobre a forma de “packs”.

Já a personalização do exterior contempla as capas dos retrovisores, saia do pára-choques traseiro, as protecções inferiores das portas, cor das jantes e “strippings” para o tejadilho, por exemplo, além da possibilidade de escolha entre qualquer uma das oito cores disponíveis na fase do seu lançamento.

Motores novos para liderar as emissões

Com o objectivo de liderar consumos e emissões de CO2, o novo Clio propõe uma gama renovada de motores a gasolina e Diesel.

Dois novos motores a gasolina fazem a sua estreia neste modelo:

- Energy TCe 90: 3 cilindros turbo-comprimido com 899 cm3 e sistema Stop & Start, com as performances de um motor atmosférico de 1.4 litros. Um turbo de baixa inércia assegura 90 cv e 135 Nm às 2 000 rpm (90 % do binário está disponível entre as 1650 rpm e as 5000 rpm). O consumo médio é de 4,3 litros/100 km e as emissões de CO2 de 99 g/km, uma diminuição de 21% nos consumos e nas emissões de CO2, quando comparado com o motor TCe 100 que é substituído.

- Energy TCe 120: 4 cilindros, turbo com injecção directa de 1,2 litros acoplado à caixa automática de dupla embraiagem EDC (Efficient Dual Clutch) de 6 velocidades. Com performances comparáveis às de um motor atmosférico de 1,6 litros, possui 120 cv e um binário de 190 Nm a partir das 1750 rpm. Está em curso a homologação deste motor, pelo que só estará disponível durante o primeiro semestre de 2013. Será um dos mais potentes e com menores consumos da sua categoria.

Por fim, a gasóleo, uma evolução do conhecido bloco 1.5 dCi:

- Energy dCi 90 Diesel: versão de 90 cv do motor 1.5 dCi, equipado com Stop & Start. Binário de 220 Nm disponível a partir das 1750 rpm, que corresponde a um ganho de 20 Nm face ao actual dCi 85. Com consumo combinado de 3,2 litros/100 km e emissões de CO2 de apenas 83 g/km. Também durante o primeiro semestre de 2013, a caixa automática de dupla embraiagem EDC estará disponível associada a este motor dCi de 90 cv

Equipamento inovador: Renault R-Link

O Renault R-Link é uma tablet integrada ligado ao automóvel e à internet.
Depois de ter sido a primeira a propor o comando do rádio no volante e um sistema de navegação, depois de ter democratizado o cartão mãos-livres, o ecrã de alta definição, o GPS ou a navegação conectada (Carminat TomTom® LIVE), a Renault inova agora com o “Renault R-Link”.
Este dispositivo faz a ponte entre o automóvel e a vida quotidiana, conectando-a através dos serviços LIVE da Tom-Tom. Isso é possível através de um grande ecrã táctil de 7 polegadas (18 cm), com comando vocal e, em estreia no mercado, um ecrã de acolhimento personalizável pelo cliente.
A navegação conectada TomTom®, com os serviços LIVE, possibilita acompanhar, em tempo real, o tráfego, optimizando desse modo o tempo de trajecto.
Já a conexão à electrónica do automóvel permite, entre outras, acesso a uma função de eco-condução avançada - Driving Eco2 - que analisa o comportamento do condutor e fornece os conselhos apropriados para a redução dos consumos.
Tal como de um smartphone se tratasse, através da “Renault R-Link Store”, a primeira “loja” de aplicações para automóvel que é possível de aceder a partir do veículo ou de um computador, o condutor pode consultar ou descarregar uma oferta variada de aplicações.
Entre essas aplicações encontra-se o “Renault R-Sound Effect” destinada à personalização sonora do habitáculo do novo Clio. O “R-Sound Effect” permite simular seis diferentes “ambientes de motor”, perfeitamente sincronizados com os parâmetros da condução, nomeadamente velocidade e aceleração.

Sistema MEDIA NAV e equipamento sonoro

Além do R-Link, presente apenas em algumas versões, a Renault disponibiliza ainda o sistema MEDIA NAV.
Também com um ecrã táctil de 7 polegadas (18 cm), engloba o rádio, tecnologia Bluetooth®, entradas USB ou jack na fachada do ecrã e integra a navegação Nav N Go com afixação em 2D ou em 3D (Birdview).
Em todas as versões está disponível, em estreia mundial, rádios Bluetooth® com sistema Renault Bass Reflex. Este equipamento permite que as baixas frequências sejam restituídas, na perfeição, sem distorção do som. A função Bluetooth® permite escutar música com uma excelente qualidade sonora, em audio-streaming, a partir de dispositivos portáteis.

Promover uma condução económica

O novo Clio fornece ainda um conjunto de soluções para ajudar o condutor a reduzir os consumos e as emissões de CO2 :
- Modo ECO, activado através de um simples interruptor: possibilita, com alteração do desempenho do motor, uma redução do consumo até 10%;

- Indicadores do estilo de condução (verde, amarelo, laranja) e de passagem de caixa (GCI - Gear Changes Indicator) no painel de bordo: para ajudar o condutor a adaptar a sua condução de forma a optimizar os consumos;

- A aplicação Driving eco2, incluída no R-Link: fornece um completo conjunto de informações para ajudar o condutor a analisar a sua condução e aplicar as medidas correctivas para reduzir os consumos e as emissões de CO2.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  

"Portal do Automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"Portal do Automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos auto". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)