Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTAL DO AUTOMÓVEL



Terça-feira, 03.07.12

PEUGEOT: Nova designação dos modelos. Pré-apresentação do Peugeot 301

Com raras excepções de modelos especiais (o RCZ é o exemplo mais recente), desde sempre nos habituámos à designação numérica dos modelos da Peugeot. Durante muito tempo só com um “zero” ao centro, mais recentemente com dois para diferenciar versões mais particulares, como é o caso do 3008 ou do 5008. O último dos 3 números tem evoluído ao longo dos anos mas, para impedir uma confusão geracional dos modelos, a Peugeot resolveu dar a volta à nomeação dos actuais e futuros veículos da gama. Perceba a seguir o que já mudou e o que vai mudar.
Desde 1929, com o 201, que a Peugeot conserva a denominação com três algarismos, articulada em torno de um zero central. Nesse sistema, o zero central corresponde à identidade da marca Peugeot, o primeiro algarismo representa o segmento do automóvel e o último algarismo indicava a geração do veículo.
A partir de agora, nos mercados europeus a política de denominações em torno do zero central mantém-se mas fixa o último algarismo no “8”: 108, 208, 308, etc..
Já para novos modelos de conquista nos mercados fora da Europa Ocidental essa terminação passa a ser “1”, como é o caso recente do “301”.
Modelos de arquitectura elevada, como é o caso do 3008 ou do 5008 manterão a numeração caracterizada pelos dois “zeros” centrais. Os veículos que ainda contêm o “7” geracional (107) passarão a ser denominados com “8” na altura da sua renovação.

Peugeot 301 para mercados emergentes

Para mercados fora da Europa ocidental, a Peugeot encetou uma estratégia de conquista assente em segmentos populares e com grande volume de vendas.
Para esses veículos foi escolhida uma designação cuja terminação é “1” (201, 301, etc.). São versões concebidas especificamente para corresponder às expectativas de clientes que procuram automóveis acessíveis mas de grande valor.
O primeiro dos quais é o novo Peugeot 301, destinado, essencialmente, aos mercados do Leste da Europa e América do Sul.
Com 4,44 m de comprimento e uma distância entre eixos de 2,65 m proporciona boa habitabilidade e uma bagageira de 506 litros. Não dispensa todo o equipamento de segurança, conforto e de ajuda à condução presentes nos restantes modelos da gama do construtor francês.
Quanto a motores, prevê-se que seja equipado com as unidades 1.2 VTi de 71 cv, 1.6 VTi de 115 cv e 1.6 HDi de 92 cv, caixa manual e/ou automática consoante as versões.
Produzido na fábrica de Vigo em Espanha, a sua apresentação mundial deverá ocorrer em Setembro no Salão Automóvel de Paris. Está previsto que o arranque da sua comercialização ocorra em Novembro, na Turquia, estendendo-se, progressivamente aos restantes países da parte leste da Europa, incluindo a Grécia. Seguem-se África e o mercado sul-americano onde deverá ser fabricado em larga escala.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  

"Portal do Automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"Portal do Automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos auto". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)