Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PORTAL DO AUTOMÓVEL



Sexta-feira, 15.07.11

APRESENTAÇÃO: Novo Toyota Yaris

O novo utilitário da maior marca japonesa promete vir melhorado em alguns dos seus atributos mais fortes, reforçando o apelo com um design mais dinâmico e desportivo, uma qualidade de construção superior e equipamentos de conectividade multimédia sem precedentes neste segmento. Motorizações eficientes, transmissão inovadora e uma apurada agilidade encerram uma série de promessas da terceira daquele que já foi “Carro do Ano” na Europa.

A segunda geração do Yaris foi elogiada pelo seu habitáculo espaçoso, durabilidade, versatilidade, eficiência dos motores e facilidade de condução no ambiente urbano. O novo Yaris irá consolidar todos os atributos da anterior geração do veículo, ao mesmo tempo que vai oferecer uma clara subida de nível na qualidade percebida, uma inovação no segmento pela oferta de conectividade Multimédia, motores eficientes e uma transmissão inovadora.
Existe um aumento do comprimento total de apenas 10 cm, pelo que continua a ser um dos modelos mais compactos da sua classe. Mas o exterior beneficia ainda de um design mais dinâmico e elegante, com um tratamento mais ousado da secção dianteira.


Estrutura de preços em Portugal






Dimensões


Com um comprimento total de apenas 3,885 mm, considerando que no segmento B o comprimento médio é de 4 metros, o novo Yaris continua a ser um dos modelos mais compactos da sua classe. Por causa disso o seu diâmetro de viragem é de apenas 4.7 metros, o que o torna especialmente ágil em condução na cidade.
A largura mantém-se nos 1,695 m, enquanto a altura foi reduzida em 2 cm para 1,510 m, permitindo um centro de gravidade mais baixo e um aspecto mais desportivo. A distância entre eixos foi alargada em 5 cm.
A base do pilar A foi avançada para dar ao habitáculo do Yaris uma silhueta mais dinâmica. Com o incremento da inclinação do pára-brisas, melhora-se o coeficiente aerodinâmico do veículo e a visibilidade foi aumentada graças a uma pequena janela adicional à frente e à eliminação da divisória dos vidros traseiros das portas.


Habitáculo


Ao contrário do que acontecia em anteriores gerações do Yaris, o quadro de instrumentos está agora posicionado ao centro do volante, com todos os comandos que interessam ao condutor em posições ergonómicas possibilitando a sua consulta e utilização muito facilitada. O novo quadro de instrumentos de cor de fundo ambar/vermelho apresenta um velocímetro central de grande diâmetro.
Outro aspecto que contribui para aumentar o conforto do condutor é o volante de três raios revestido a pele pespontada, o qual dispõe de uma pega mais confortável, ao mesmo tempo que a inclinação da coluna de direcção foi reduzida em 3 graus para criar uma posição de condução mais desportiva. O curso do ajuste vertical do assento do condutor foi também aumentado em 1,5 cm, atingindo agora um máximo de 6 cm. Está igualmente disponível um encosto de braços para o condutor, que melhora o nível de conforto.


Capacidade


Sem qualquer compromisso em termos de conforto ou de segurança, tanto as costas dos bancos dianteiras como as dos traseiros (e o próprio portão traseiro) são agora mais finos, para favorecer o espaço disponível. Assim se consegue mais 3,5 cm de espaço para pernas dos passageiros traseiros, para um total de 64,5 cm e 14,5 cm adicionais de profundidade no espaço de carga, para um total que se cifra agora em 71 cm. A capacidade total da bagageira foi incrementada para 286 litros (mais 12 litros), ou 768 litros quando os bancos traseiros (fraccionáveis em 60:40) estão rebatidos. Por outro lado, a abertura do portão traseiro é agora 2 cm maior, o que resulta em superior conveniência e versatilidade.
O espaço e a elevada qualidade percebida do novo interior são ainda reforçados por via de um enorme tejadilho panorâmico em vidro, com protecção interior de cortina dividida em duas secções


Motores a gasolina


De modo a cumprir normas europeias no que respeita à eficiência energética e emissão de gases de escapa (Euro V), a gama de motores 1.0 e 1.33 litros a gasolina e 1.4 litros D-4D diesel, beneficia da aplicação do conceito “Toyota Optimal Drive”. Este consiste numa série de soluções de engenharia pensadas para maximizar a performance e o prazer de condução e minimizar o consumo de combustível e as emissões de CO2.
O motor a gasolina 1.0 litros VVT-i de 3 cilindros da Toyota, o mais leve da sua classe, em parceria com uma transmissão manual de 5 velocidades, gera 69 cv às 6000 rpm e um binário máximo de 93 Nm às 3600 rpm. O consumo de combustível foi reduzido em 4% para 4.8 l/100 km, enquanto as emissões de CO2 baixaram 7%, para apenas 110 g/km.
A unidade 1.33 Dual VVT-i a gasolina está disponível para utilizadores que dão preferência a motores com mais potência e binário. Disponibilizando 99 cv às 6000 rpm, produz 125 Nm às 4000 rpm. Quando acoplado à nova transmissão Multidrive S, consegue assegurar uma grande economia de combustível, gastando apenas 5.1 l/100 km e emitindo uns escassos 118g/km de CO2.
Esta nova transmissão Multidrive-S, opcional com o motor a gasolina de 1.33 litros, beneficia da mais recente tecnologia da Transmissão de Variação Contínua (CVT) da Toyota que agora passa a dispor de um modo manual sequencial, de 7 velocidades, o qual pode ser aplicado através da alavanca do selector de velocidades ou das patilhas montadas no volante.
Este motor a gasolina de 1.33 litros Dual VVT-I pode ainda ser equipado com uma versão melhorada do sistema “Stop & Start”.


Motor a gasóleo


Por último, para utilizadores que pretendam combinar uma elevada performance com uma longa autonomia, o motor diesel 1.4litros D-4D surge de série, com um Filtro de Partículas (DPF). Associado a uma transmissão manual de 6 velocidades, é capaz de render 90 cv às 3800 rpm e um binário máximo de 205 Nm entre as 1800 e as 2800 rpm. O que não impede que o consumo de combustível tenha sido reduzido em 7% para 3.9 l/100 km e as emissões de CO2 tenham baixado 6%, cifrando-se agora em apenas 103 g/km.
Disponível como opção nas versões com motor 1.4 D-4D diesel do novo Yaris, a transmissão MultiMode é uma caixa manual robotizada com um modo de funcionamento totalmente automático e sem pedal de embraiagem. Oferece ao condutor a possibilidade de guiar em dois programas totalmente automáticos ou um modo de passagem de caixa manual-sequencial, com patilhas montadas no volante.


Equipamento


A gama de versões do novo Yaris vai estar disponível em três níveis de equipamento: Active, Confort e Sport. Pensado para garantir uma maior diferenciação entre si, cada um dos níveis irá oferecer ao consumidor um estilo e um carácter único, com zonas no habitáculo especialmente dadas à personalização.
O nível Active irá ser a porta de acesso de muitos novos clientes para a marca Toyota e deverá representar a maior percentagem das vendas do Yaris. Elevados padrões de segurança presentes no novo Yaris, graças aos sete airbags, ABS e VSC (Controlo de Estabilidade) de série em todas as versões.
A versão Comfort já inclui painel de bordo táctil, revestimento dos painéis das portas, inserções metalizadas, botões de accionamento do sistema áudio e Bluetooth inseridos no volante, regulação em altura do banco do condutor e volante e envolvência da alavanca do selector de velocidades em pele pespontada. O monitor de interface multimédia de 6.1” para o sistema áudio, com conectividade Bluetooth e entradas USB/Aux incorpora uma câmara de estacionamento traseira são também parte integrante da extensa lista de equipamento. O sistema de ar condicionado automático pode também ser incluído.
O nível Sport aponta para consumidores mais jovens, oferecendo os mais elevados níveis de equipamento de série e os mais desportivos e dinâmicos revestimentos no interior. Exteriormente, dispõe de uma afinação mais firme da suspensão, jantes de liga leve de 16”, faróis de nevoeiro à frente com envolvência cromada e um spoiler integral na traseira. O habitáculo inclui uma tonalidade exclusiva, revestimento e instrumentação do condutor, regulação em altura do banco do condutor e do passageiro, apoio de braços central e pesponto em laranja do volante e do travão de mão.


Em resumo:


- “Toyota Touch”, que permite ter um controlo centralizado e aceder ao mais variado leque de funções, para além de possibilidade de ligação a dispositivos externos como telemóveis ou leitores de música portáteis. Um interface com monitor táctil a cores e 6.1 polegadas, montado de série no nível de equipamento Confort, proporciona rádio
AM/FM, leitor de CD/MP3, conectividade Bluetooth para telemóveis com possibilidade de fazer streaming de música e a sincronização automática da lista telefónica a cada nova ligação. Uma entrada USB permite a ligação de leitores de música portáteis, com a possibilidade de mostrar a capa do álbum a partir do iTunes.
Através do ecrã táctil torna-se possível aceder a informação do computador de bordo. Paralelamente, o sistema incorpora câmara de estacionamento traseira, montada de série, de forma a auxiliar nas manobras de estacionamento.


- Toyota Touch & Go


Partindo da unidade anterior, a versão “Go” acrescenta sistema de navegação, com opção de escolha pela rota com o menor impacto ambiental; um trajecto “Ecológico”. Usando um telemóvel compatível, via Bluetooth, este sistema oferece a possibilidade de ligação a uma função de busca Google Local. Possui ainda uma função que permite enviar ou ler SMS no ecrã, e ainda a apresentação da imagem da pessoa de contacto, além de uma função de visualização com base no USB.


- Sensores de luminosidade, sensores de chuva, espelhos electrocromáticos, um novo sistema de ar condicionado automático de duas zonas com porta-luvas refrigerado, estofos parcialmente em pele, vidros escurecidos e iluminação na zona dos pés do condutor e do passageiro dianteiro, faróis de nevoeiro à frente, tejadilho panorâmico com cortinas independentes à frente a atrás, função “smart entry” e jantes de liga leve de 15”.


- Pack Sound incorpora um amplificador duplo de 280 watt e 8 altifalantes de qualidade premium.


(texto elaborado com base no documento distribuído pelo departamento de Comunicação da marca)

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  

"Portal do Automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"Portal do Automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos auto". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)