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PORTAL DO AUTOMÓVEL




Quarta-feira, 23.05.12

TÉCNICA: Airbag para peões da Volvo

Sete sensores e uma tecnologia avançada garantem a abertura, à velocidade da luz, de um airbag sobre a área do pára-brisas da nova Volvo V40. Pioneira no âmbito da segurança automóvel, a marca sueca volta a inovar, ao ser - mais uma vez - o primeiro fabricante a apresentar um airbag para peões. A almofada de ar insufla em milésimos de sendo mas a sua deflagração só acontece entre os 20 e os 50 km/h. Saiba a seguir como funciona este novo equipamento.
Na China, 25 por cento das mortes resultantes de acidentes de viação são provocadas por atropelamento. Na Europa, esse valor é de 14 por cento e, nos EUA, ronda os 12 por cento.
Mas os atropelamentos provocam um número ainda mais elevado de feridos. Os ferimentos mais graves, na zona da cabeça, são causados pelo embate contra a área rígida do capot, bordo inferior do pára-brisas ou pilares em aço que sustentam este vidro.
Tendo em conta esses dados, a Volvo Car Corporation iniciou o desenvolvimento de uma nova abordagem à protecção dos peões. O sistema assenta num conjunto de sete sensores, incorporados na parte dianteira do carro, que transmitem sinais para uma unidade de controlo. Esta rapidamente interpreta a presença de um peão, avalia o risco e faz accionar o airbag, como se percebe no vídeo que se segue.



Só até 50 km/h

Para que o processo pudesse desenrolar-se, as dobradiças do capot tiveram que ser equipadas com mecanismos de libertação pirotécnica. Quando o sistema é activado, a deflagração desses mecanismos faz puxar um pino que liberta a parte traseira do capot. Na fase de enchimento da almofada de ar, essa zona do capot eleva-se então dez centímetros, enquanto o airbag se entende e, dessa forma, protege o peão do embate no rebordo ou no vidro dianteiro da viatura.
Por outro lado, este mecanismo retirou alguma rigidez à cobertura do compartimento do motor, permitindo que, ao elevar-se, crie também um efeito de amortecimento e aumente a distância até ao ponto de embate.
Logicamente, todo o processo desenvolve-se em centésimos de segundo. Quando insuflado, o airbag protege toda a área inferior do pára-brisas – incluindo as escovas de limpeza do mesmo – e a parte inferior dos pilares A.
Para evitar a sua deflagração a alta velocidade, o sistema só é activado em velocidades entre os 20 e os 50 km/h. Até porque 75 por cento de todos os acidentes envolvendo peões ocorrem até 40 km/h.
Este sistema complementa a segurança proporcionada por outra tecnologia lançada pela Volvo em 2010: o dispositivo que provoca a travagem automática da viatura até uma velocidade de 35 km/h, se o motorista não reagir a tempo à presença de um peão na rota da viatura. Para velocidades superiores, a redução, igualmente automática, da velocidade do carro contribui, mesmo assim, para diminuir as consequências da colisão.


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