Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTAL DO AUTOMÓVEL




Terça-feira, 06.03.12

APRESENTAÇÃO: Lamborghini Aventador J

Estrela do primeiro dia do Salão de Genebra trata-se de um superdesportivo inteiramente descapotável autorizado a circular em estrada. Além disso é único. O Aventador J tem carroçaria em fibra de carbono e uma potência anunciada de 700 Cv, capaz de o levar a velocidades próximas dos 300 km/h. Dado tratar-se de um carro de estrada, sem capota e sem pára-brisas, isso requereu um apurado trabalho aerodinâmico de forma a garantir a segurança, mas também o conforto dos seus dois únicos ocupantes. O preço desta exclusividade supera os dois milhões de euros. Fora os impostos…

O Aventador J é digno sucessor de outros modelos inovadores e igualmente ousados da mítica marca italiana: o Aventador, no qual é baseado o “J”, mas igualmente o “Jota” de 1970, um concept car baseado no lendário Lamborghini Miura.
A base técnica para este concept desvendado no primeiro dia do Salão suíço é o Aventador LP 700-4, o modelo mais recente da Lamborghini dotado de um motor de 12 cilindros. Apresentado em 2011, esse superdesportivo estrutura-se em redor de uma monocoque inovadora, realizada a partir de polímeros reforçados com fibras de carbono. Combina por isso um design leve mas sistematicamente rígido, com o bloco de 12 cilindros e 6,5 litros desenvolvido no seio do grupo que actualmente é proprietário da marca italiana: o grupo VAG, do qual fazem parte a VW e a Audi.
Mantendo a transmissão rápida e a tracção às quatro rodas permanente, além da suspensão do tipo push-rod, o Aventador J reinterpreta totalmente essa monocoque, incluindo necessariamente barras de segurança atrás dos bancos. A ausência do tejadilho, do pára-brisas de grande porte, do sistema de ar condicionado e do de navegação reduz o seu peso em vazio a um valor incrivelmente baixo: 1575 kg.

Uma obra de arte exclusiva

Existem pormenores curiosos neste concept: possui jantes de 20 polegadas à frente e de 21 polegadas na parte traseira; as suas portas abrem para cima (efeito asa de gaivota), são bastante finas e estão equipadas com uma pequena janela lateral fixa; não dispõe nem com uma sistema de navegação, nem de sistema de áudio ou sequer de ar condicionado; e o espelho retrovisor central funciona como um periscópio.
Com um comprimento total de 4.890 milímetros, uma largura de 2.030 mm (excluindo os espelhos) e uma altura de 1.110 mm, esta autêntica “obra de arte” é… única! O que significa que existe apenas 1 unidade (mais nenhum protótipo ou outro exemplar irá sequer para o Museu da Lamborghini) e o feliz comprador só terá que desembolsar mais de 2 milhões de euros, fora os impostos no caso de não se tratar de um paraíso fiscal. Antes das portas encerrarem no final do primeiro dia de salão, este exclusivo superdesportivo com licença para circular em estrada já estava vendido!

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  

Procura carro novo, usado ou acessórios?



"Portal do Automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"Portal do Automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos auto". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)