Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PORTAL DO AUTOMÓVEL



Quinta-feira, 25.03.10

Citroën C3 1.4 HDi

Visão periférica

Por mais voltas que se dê ao carro, o que mais lhe sobressai é o seu pára-brisas panorâmico. Bonito e melhorado, tem motores e preços ajustados à realidade. Esperava mais da habitabilidade, sobretudo no banco traseiro

Revelando maior exigência na escolha dos materiais e na qualidade dos acabamentos, o novo C3 apresenta-se com um carácter bastante mais desportivo e moderno, em que o prolongado pára-brisas Zenith é o principal responsável pelo seu estilo único e inconfundível.
Com 1,35 m desde o capot até à zona metálica do tejadilho, graças a este vidro, os passageiros dianteiros dispõem de um campo de visão ampliado. Para proteger o interior do sol, o vidro possui coloração na parte superior e uma persiana rígida, com duas palas solares, aumenta a área coberta do tejadilho. De resto, uma solução já utilizada no Citroën Picasso.
No interior, a nova geração traz um conjunto de novidades. Não só em termos de equipamento. Criterioso na escolha dos materiais, o C3 peca, ainda assim, por outros de qualidade inferior em zonas menos visíveis do tablier ou na fragilidade revelada pelas palas solares, que nem sequer dispõem de espelho de cortesia. E embora tanto a zona de comandos como dos instrumentos se tenham revelado funcionais, a posição baixa do equipamento de som e a fraca iluminação artificial do habitáculo, são aspectos melhoráveis.

Habitabilidade igual
A forma não inteiramente redonda do volante, de maneira a não interferir com as pernas, deve-o à posição de condução mais alta do que é habitual num modelo utilitário. Elevar os bancos foi um dos “truques” utilizados para ganhar espaço para os ocupantes sem sacrificar a mala (300 l, sensivelmente o mesmo), ainda que o novo C3 seja ligeiramente maior do que o anterior. Consoante as necessidades dos passageiros dianteiros, os ocupantes do banco traseiro podem ficar bastante condicionados, embora, devido à posição dos assentos, exista espaço para os pés debaixo dos dianteiros, não obrigando a dobrar demasiado os joelhos.Sensação de uma maior amplitude tem-na também o passageiro dianteiro, uma vez que o tablier recua nessa zona frontal.Atitude tranquilaNaturalmente que a posição mais elevada dos bancos resulta numa melhor visibilidade, tornando o C3 um carro prático de manobrar em cidade. Com a direcção bem assistida e uma suspensão macia que pneus de grande diâmetro permitem, o comportamento também demonstra bastante estabilidade em estrada e bom desempenho em curva.Apesar do “pacote” mais equilibrado do novo C3, para o mercado nacional, ser certamente aquele que dispõe do versátil e económico motor 1.4 HDi com 70 cv, este nem sempre consegue oferecer o necessário dinamismo quando a lotação está completa. Ainda assim, para uma condução tranquila e económica, tanto em cidade como em auto-estrada, o conjunto demonstra agilidade suficiente para os objectivos a que se destina. Melhores prestações oferece o 1.6 Hdi com 90 cv. Contudo, o um preço simpático deste — abaixo dos 20 mil euros quando complementado com ar condicionado manual e rádio/CD/MP3 — constitui claramente uma justificação de peso para a sua utilização.Uma versão anterior do C3 denominada “First”, equipada com o mesmo motor ou com o bloco a gasolina 1.1i de 60 cv, mantém-se em comercialização a partir dos 12 mil euros.

PREÇO, desde 23 634 euros MOTOR, 1398 cc, 70 cv às 4000 rpm, 8 V, 160 Nm às 2000 rpm, turbo, common-rail CONSUMOS, 5,3/3,8/4,3 l (cidade/estrada/misto) EMISSÕES CO2, 113 g/km

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  

"Portal do Automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"Portal do Automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos auto". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)