Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTAL DO AUTOMÓVEL




Segunda-feira, 12.03.12

APRESENTAÇÃO: Renault ZOE

O primeiro utilitário da Renault exclusivamente concebido para ser 100% eléctrico. Acessível a partir de 21.750€, preço chave na mão, é o veículo ideal para a utilização diária e maioritariamente urbana. Pode transportar 5 ocupantes, reclama autonomia superior a 200 Km e possui baterias capazes de carregar em qualquer tomada doméstica por períodos entre 30 minutos e 9 horas, graças a um carregador específico. Ao valor apresentado há que acrescentar o aluguer mensal da bateria que começa nos 79 euros.
O Renault ZOE irá ser comercializado este Outono, mas já é possível efectuar reserva através do site Renault-ZE.com. Os interessados vão poder efectuar um ensaio ao ZOE e vão ser contactados, com prioridade, aquando da comercialização.
Graças a seis inovações mundiais ao serviço da simplicidade de utilização, da autonomia e da conectividade, reuniram-se condições para o desenvolvimento, em grande escala, de um veículo eléctrico.
Será o primeiro automóvel eléctrico de série com 210 km de autonomia. Este valor é alcançado por via de um sistema optimizador de energia, capaz de melhorar a autonomia real independentemente das condições em andamento. Por exemplo, nos percursos suburbanos, o ZOE obtém um ganho de autonomia que pode chegar aos 25%.
A sua tomada única permite o carregamento com qualquer potência eléctrica, entre 30 minutos e 9 horas, graças ao carregador "Camaleão". Com isto ajudará certamente à instalação de postos de carga rápida, mais simples e mais económicos.


Design


Desenhado para ser exclusivamente eléctrico, o ZOE é uma berlina compacta e de linhas fluidas. Tal como o Twingo e o Twizy, apresenta a nova identidade do design da marca, distinguindo-se ainda pela "assinatura" a LED localizada nas extremidades laterais do pára-choques.
Interiormente as linhas acompanham a inclinação profundamente ecológica deste modelo, ao revelar um painel de bordo propositadamente desenhado para se assemelhar à pá de uma eólica.
É possível pré-programar a climatização para aquecer ou arrefecer o habitáculo sempre que o automóvel estiver a ser carregado. Desta forma, o ZOE estará na temperatura ideal quando o condutor se instalar ao volante, com a energia utilizada para o conforto térmico a não ser retirada da bateria.
O ar respirado pelos ocupantes do ZOE é mais puro graças a um filtro de partículas de carvão activo, que absorve grande parte dos maus odores e dos gases poluentes e filtra outros elementos microscópicos, como pólen e fuligem.
A versão "Zen" do ZOE recebe, de série, equipamentos pensados para o bem-estar e o conforto a bordo. Para além da pré-climatização e do filtro de partículas de carvão activo referidos, inclui ainda:
- um difusor de aromas com propriedades relaxantes e estimulantes
- um ionisador com função purificante que elimina as bactérias no ar do habitáculo e que emite iões negativos para restabelecer o equilíbrio.
- um sensor de toxicidade que detecta picos de poluição e activa automaticamente o modo de recirculação do ar no habitáculo.
- Bancos em Teflon para uma limpeza mais fácil. Este tratamento, invisível e inodoro, torna o tecido dos bancos impermeável e anti nódoas.


Motor


O motor eléctrico tem uma potência instantânea de 65 kW e um binário máximo de 220 Nm.
Isto permite acelerações e recuperações rápidas em qualquer regime, além de, naturalmente, dispor de uma condução silenciosa e grande linearidade da aceleração graças à ausência de passagem de caixa de velocidades.
Para circular tranquilamente em cidade, o ZOE produz um som próprio para alertar os peões. Emitido entre 1 km/h e 30 km/h, assenta numa sonoridade específica para criar uma identidade sonora própria do ZOE. O condutor pode escolher entre três sons diferentes ou desligá-los com um simples interruptor.


Autonomia


Pela primeira vez, um veículo eléctrico de série apresenta 210 km de autonomia.
Em utilização real, a autonomia de um veículo eléctrico varia mais do que a de um veículo térmico, em função das condições de utilização: velocidade, perfil do percurso, temperatura exterior, etc.
Mas graças ao dispositivo Range OptimiZEr, que agrupa três inovações importantes – travagem com recuperação de energia de nova geração, bomba de calor e pneus MICHELIN EnergyTM E-V -, a autonomia real do ZOE aumenta até 25%.
- A travagem, com recuperação de energia da nova geração, capta praticamente toda a energia libertada aquando de uma travagem, sem que tal se note no comportamento dinâmico do ZOE. Este sistema tem uma dupla acção: aquando da desaceleração, o motor recupera a energia cinética do veículo e converte-a em corrente eléctrica que carrega a bateria; quando o condutor pressiona o pedal do travão, o sistema reparte a acção da travagem entre as maxilas dos travões e o motor, de forma a maximizar a acção deste último, que então recarrega a bateria.
- A bomba de calor serve para garantir conforto térmico, preservando, ao mesmo tempo, a autonomia do veículo. Este sistema funciona como uma climatização reversível e é pouco exigente, em termos eléctricos, na produção de calor ou frio.
- O pneu MICHELIN EnergyTM E-V é uma inovação da Michelin que estreia mundialmente no ZOE. Este pneu tem elevada eficácia energética. Uma vez que foi desenvolvido em conjunto com a marca francesa, a sua faixa de rolamento, o perfil e os flancos foram particularmente estudados para suportar o elevado binário do ZOE. O pneu MICHELIN EnergyTM E-V possui as mesmas qualidades de segurança e de comportamento em estrada que todos os outros pneus Michelin. Está disponível em 15 e 16 polegadas e equipa de série todos os ZOE.


Carregamento


O ZOE é o único automóvel equipado com o “Camaleão”, um carregador patenteado pela Renault que é compatível com qualquer nível de potência até 43 kW. Permite carregar o ZOE, em função da potência disponível, entre 30 minutos e 9 horas. Por exemplo, com uma potência de 22 kW, o ZOE carrega-se, integralmente, em apenas uma hora. Este nível de potência intermediária preserva melhor a duração da vida das baterias e possui menos impacto na rede eléctrica do que uma carga rápida a 43 kW.
Este carregador permite uma recarga rápida em postos de carregamento quatro vezes mais baratos que os actuais.


Multimédia


O ZOE é também o primeiro modelo da Renault a apresentar o “R-Link”, um novo sistema multimédia integrado. Possui ecrã táctil de 7 polegadas, comandos sob o volante e reconhecimento vocal, que permitem conduzir sem tirar os olhos da estrada.
Este sistema disporá de aplicações especificamente desenvolvidas para o automóvel, que podem ser telecarregadas directamente no automóvel ou na conta My Renault.
Integra ainda funções úteis na gestão da autonomia: histograma do consumo energético, visualização dos fluxos de energia e programação da carga. A navegação propõe, igualmente, serviços específicos, como a área de autonomia, sugestão do caminho mais económico ou a localização dos pontos de carregamento, bem como a indicação da sua disponibilidade.
Através deste sistema é ainda possível comunicar e agir à distância. Pelo telemóvel ou por computador, o condutor pode:
- consultar informações relacionadas com a carga
- activar, programar ou interromper, à distância, o carregamento, para beneficiar de tarifas preferenciais dos fornecedores de electricidade.
- activar ou programar a pré-climatização do habitáculo.



Características técnicas

DIMENSÕES
Comprimento (mm)
4 084
Largura (mm)
1 730
Altura (mm)
1 568
Distância entre eixos (mm)
2 588
Volume da bagageira (l)
338
Número de lugares
5
Vias F/T (mm)
1 506/1 489
MOTOR
Tipo
Rotor bobinado
Potência (kW)/(cv)
65/88
Binário Max. (Nm)
220
Transmissão
Redutor
BATERIA
Tipo
Ião-lítio
Capacidade (kW)
22
Autonomia (NEDC)
210 km
Velocidade Máx. (km/h)
135
CARREGADOR
Tipo
Mono e trifásico até 43 kW
Tempo de recarga
3 kW (wallbox monofásica 16 A) = 9 h
22 kW (tomada trifásica 32 A) = 1h
43 kW (tomada trifásica 63 A) = 30 minutos


Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  

Procura carro novo, usado ou acessórios?



"Portal do Automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"Portal do Automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos auto". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)