Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTAL DO AUTOMÓVEL




Segunda-feira, 27.02.12

APRESENTAÇÃO: Honda CR-V (MY 2012)

É tudo novo na quarta geração Honda CR-V. O popular SUV da marca japonesa abraça um estilo mais sofisticado e arrojado, combinando inovações tecnológicas para aumentar a economia dos consumos e reduzir a emissão de gases, com o incremento da segurança e da facilidade de condução. Modelo de referência da sua classe em termos de requinte, qualidade e popularidade, o novo Honda CR-V beneficiou igualmente de melhorias significativas ao nível da insonorização e, no geral, do conforto a bordo. Conheça de seguida algumas das características desta nova geração, que será apresentada à Europa durante o Salão de Genebra e chega a Portugal em Outubro.
Com um conjunto carroçaria/chassis concebido de forma a atenuar os impactos do ruído e as vibrações resultantes das irregularidades do piso, tudo isto resulta, naturalmente, no aumento da tranquilidade do interior e da qualidade da sua condução. Para tanto, o novo Honda CR-V possui maior rigidez estrutural, componentes mais leves da suspensão, isolamentos adicionais e um conjunto de características aerodinâmicas também ao nível das protecções inferiores.

Dimensões e interior

Ligeiramente mais compacto do que a geração actual (cerca de 4 cm), o novo CR-V reivindica uma distância entre eixos de 2,62 cm. Embora mantenha a largura, a alteração mais significativa parece estar na redução da altura. Se o efeito visual é mais agradável e aerodinâmico como se pretendia, estes ligeiros ajustes não contrariam a sua capacidade de movimentação ou o espaço a bordo. Bem pelo contrário, o novo CR-V promete melhores acessos, melhor visibilidade, melhor funcionalidade e mais espaço a bordo.
Tudo graças também a um conjunto de características inéditas, como uma câmara de ângulo múltiplo e com orientações visíveis através do retrovisor. Este instrumento tem capacidade para recriar uma visibilidade superior, ampliando consideravelmente as visão dianteira e, muito principalmente, a traseira.
Na realidade, o novo modelo foi idealizado de forma a aumentar a visibilidade, quer através da concepção da superfície vidrada como da posição a que se instala um condutor típico. Nessas preocupações inclui-se a coloração dos vidros resistentes aos raios UV, tal como acontece com o tecto solar dotado de um pára-sol deslizante.
A porta da bagageira tem abertura manual ou automática através do controle remoto ou a partir de um comando localizado na porta do condutor. Com melhor acesso graças sobretudo a um plano de carga mais baixo, a sua capacidade parece não ter sofrido grandes variações face à geração anterior. O novo modo de rebatimento dos bancos traseiros poderá mesmo fazer diminuir ligeiramente a sua capacidade, proporcionando, em contrapartida, uma forma mais fácil de proceder a esse rebatimento e oferecendo um plano nivelado do piso da bagageira.
No interior destaque para muito equipamento novo, uma instrumentação renovada e colocação mais funcional dos comandos principais. Variados pequenos espaços a bordo incrementam o conforto, com destaque para o seu volumoso porta-luvas.

Exterior e mecânica

Em comparação com a geração anterior do CR-V, o modelo 2012 assume uma postura mais agressiva e é dotado de uma aerodinâmica mais ousada, onde não falta a moderna iluminação diurna em Led. O pára-choque dianteiro é mais fluído, mas a força de toda a secção dianteira realça a sua capacidade de SUV, sobretudo através de um ângulo de ataque generoso e bem protegido por uma volumosa secção negra.
As melhorias aerodinâmicas tiveram em vista benefícios nos consumos, mas também a redução dos ruídos provocados pelo vento. Como é natural na Honda, uma marca que empenha muitos dos seus recursos na concepção de veículos menos prejudiciais ao ambiente, o modelo contém um sistema que auxilia o condutor a melhorar a eficiência energética. Existem os típicos arcos em redor do velocímetro que se iluminam de cores diferentes consoante o tipo de condução praticada e dispõe ainda de um modo económico que altera várias características de funcionamento do veículo. Nomeadamente desenvolve uma resposta mais moderada do acelerador e altera automaticamente o modo de funcionamento do sistema de climatização.
É ao nível mecânico que se aguardam ainda mais novidades. Para além de se saber da existência das ajudas típicas à condução, como o auxílio ao arranque em subida, espera-se que o novo CR-V disponha na Europa de motorizações ainda mais competitivas. A maioria dos dados até aqui revelados baseiam-se na versão já disponível para os mercados do norte da Europa e América, mas não deverão alterar significativamente face ao modelo que a partir do Outono de 2012 deverá estar disponível no mercado português.
Unicamente o motor de 4 cilindros com 2,4 litros e 185 cv, que esses mercados conhecem equipado com caixa de velocidades automática de 5 velocidades, deverá dar lugar a versões revistas e melhoradas dos motores que servem a actual gama. No entanto, não é de excluir a possibilidade de poder vir a beneficiar da tecnologia diesel baseada no novo bloco 1.6, que a marca japonesa irá estrear, em breve, no novo Honda Civic.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  

Procura carro novo, usado ou acessórios?



"Portal do Automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"Portal do Automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos auto". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)