Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTAL DO AUTOMÓVEL




Quarta-feira, 27.06.12

APRESENTAÇÃO: Škoda Rapid 2012

A marca checa estreia-se nesta classe com um modelo que deseja tornar-se referência em termos de espaço no segmento dos pequenos familiares. O novo Rapid recupera uma designação clássica, mas desde o design jovial à gama de equipamento, esta berlina compacta e utilitária recorre às mais modernas soluções existentes dentro do grupo construtor do qual a Skoda faz parte. Partilha por isso muitos elementos com o futuro Seat Toledo. O seu lançamento comercial na Europa acontece em finais de 2012.

Depois do citadino Škoda Citigo, este novo modelo irá desempenhar um papel central na estratégia de crescimento da marca. Ao inserir-se entre as gamas Fabia e Octavia, posiciona-se numa categoria que é, actualmente, responsável por cerca de 36 por cento do mercado a nível mundial. No seio dela, as versões berlinas possuem uma quota de cerca de 42 por cento, estimando-se um crescimento de cerca de 50 por cento até ao ano de 2020.
Introduzido, de uma forma faseada, nos diferentes mercados europeus a partir do Outono de 2012, o Škoda Rapid complementa o muito espaço oferecido, ao design expressivo, a uma excelente relação preço/qualidade e a uma oferta abrangente em termos de segurança.

Motores de elevada eficiência: 1.0 na forja?

A eficiência das motorizações, a maioria das quais já conhecidas, ajudará a torná-lo um carro acessível na generalidade dos mercados, não descurando, por causa disso, o recurso a soluções inteligentes e tecnologia de ponta que contribuem para uma elevada economia de consumos e manutenção.
Apesar das dimensões compactas do exterior - 4,48 metros de comprimento por 1,7 metros de largura, o Rapid garante também espaço para cinco ocupantes e respectivas bagagens, além de dar continuidade à eficaz estratégia há muito definida pela marca: a melhor relação preço/qualidade como ainda um equipamento muito completo e abrangente e uma segurança ao mais alto nível.
Proposto com cinco motores a gasolina e dois blocos diesel, não deixarão de estar presentes os pequenos blocos 1.2 (a gasolina e a gasóleo), suspeitando-se que, a exemplo do que já acontece na Ford, possa mesmo surgir uma versão 1.0 a gasolina equipada com um pequeno turbo.

Design realça nova sinalética da marca

Por outro lado, o Rapid é igualmente o primeiro modelo da Škoda a exibir a nova linguagem de design da marca.
Com proporções harmoniosas, superfícies bem definidas e linhas fortemente vincadas, a parte dianteira realça a nova forma dos elementos de design da marca checa.
O novo logótipo desponta de entre os vincos da parte central do capot, enquanto a moldura cromada da grelha, com barras verticais, estabelece a ligação entre faróis que possuem um toque desportivo. Os generosos grupos ópticos que se destacam na parte dianteira do Rapid são complementados por uns igualmente volumosos faróis de nevoeiro, ornamentando uma secção dianteira com um pará-choques “limpo” e bastante rectilíneo.
Lateralmente, a emoção está presente nos vincos que estabelecem uma ponte entre os eixos, numa silhueta que disfarça a presença do terceiro volume e aproxima o conjunto da imagem de um coupé. Por isso, na parte traseira, o grande portão não é simplesmente funcional mas integra o design e, aqui sim, descobrem-se faróis com muito pouco de inédito.

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  

Procura carro novo, usado ou acessórios?



"Portal do Automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"Portal do Automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos auto". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)