Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTAL DO AUTOMÓVEL




Sexta-feira, 16.09.11

APRESENTAÇÂO: Mazda 3 renova-se

Com o objectivo de melhorar a dinâmica e, desse modo, também reduzir as emissões de CO2, aquele que é o modelo mais vendido da Mazda no Mundo apresenta uma nova secção frontal, um pára-choques traseiro redesenhado e jantes de raios com novo design. Já no interior, o Mazda3 ganhou novos materiais, cores, funcionalidade, equipamento e um habitáculo mais silencioso. 

No capítulo mecânico, mantêm-se os quatro a gasolina, incluindo os dois blocos de injecção directa com turbo, e as três unidades diesel. Qualquer deles passíveis de ser emparelhado com caixas de velocidade de cinco ou seis velocidades ou uma transmissão automática de cinco velocidades. Novo neste ‘line-up’ é uma versão automática Activematic, aplicável no pequeno motor a gasolina, introduzido pela primeira vez para toda a Europa.
Em relação ao modelo anterior (ver AQUI último ensaio realizado), a maneabilidade surge melhorada, pelo que o ‘facelift’ do Mazda3 oferece agora uma sensação de condução mais consistente e linear. Importante contributo para tal são os reforços da carroçaria, os novos amortecedores, uma actualização do sistema de direcção assistida electro-hidráulica (EHPAS) e as jantes mais rígidas. Como novidades a nível de equipamento do Mazda3 temos o indicador de passagem de mudança e um sistema de navegação baseado na tecnologia TomTom®, tudo para ir ao encontro das sofisticadas opções presentes, destinadas a dar resposta a todas as necessidades.
Este renovado Mazda3 herda ainda os conteúdos do modelo actualmente em comercialização, no campo da segurança passiva e activa. O sistema Rear Vehicle Monitoring da Mazda, disponível no Mazda3, mereceu a reputada distinção ‘Euro NCAP Advance’ na edição deste ano do Salão de Frankfurt.



Características exteriores:

• Novo design do pára-choques, integrando faróis de nevoeiro com novo formato.
• Novo pára-choques traseiro menos espesso (apenas versão ‘hatchback’) para facilitar as operações de carga/descarga e mais compacto (excepto para a versão MPS).
• Os reflectores das luzes traseiras estão agora colocados nos extremos dos painéis (apenas ‘hatchback’).
• Novas jantes de 16 e 17 polegadas com design ‘curvo’ para uma silhueta mais dinâmica
• 8 cores exteriores, incluindo o novo tom ‘Bronze’
• Duas carroçarias: um ‘hatchback’ desportivo de cinco portas, com ‘spoiler’ traseiro, e uma elegante berlina de quatro portas
• Alto desempenho do porta-estandarte da gama, o modelo Mazda3 MPS.

Características interiores:

• Nova cor preta para a consola central inferior e anéis cromados brilhantes nos comandos para um mais rápido reconhecimento durante a condução
• Novo grafismo em branco para o ‘display’ multi-informativo (MID)
• Nova numeração branca sobre um fundo cinza, com iluminação contínua, no conta-quilómetros para facilitar a leitura durante o dia

Característica dinâmicas:

• Aplicação do Toitsukan: transições suaves entre as forças G de aceleração, laterais e de desaceleração como resposta a aspectos fundamentais da condução, das curvas e paragens, para uma sensação de condução mais linear e consistente
• Rodado mais duro para uma melhor estabilidade em linha recta
• Estrutura sob a carroçaria mais rígida graças a novos reforços no travessão cruzado dianteiro, feita de aço mais resistente e com soldas mais localizadas, e barra única.
• Rigidez do deflector dos pneus dianteiros aumentada em 50% para uma estabilidade de condução ainda mais reforçada.
• Aumento da sensação de estabilidade em viagem através da optimização do amortecimento
• Melhor coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,27 para a berlina (antes de 0,28) e de 0,29 para o ‘hatchback’ (antes de 0,30
• Estrutura da suspensão da frente do tipo MacPherson, e solução multi-link na suspensão traseira [da actual geração]
• Travões da frente de discos ventilados e atrás de disco sólidos, com medidas de 278 mm/265 mm (modelos com motor 1.6), 300 mm/280 mm (em todos os modelos com bloco 2.0) e 320mm/280 mm (na versão MPS) [da actual geração]

Mecânica:

• A gama de motores cresceu para oito com a introdução de uma versão 1.6 MZR a gasolina equipada com a transmissão automática de quatro velocidades Activematic disponibilizada para todo o mercado europeu

Propostas Diesel

• MZR-CD diesel de 2,2 litros turbo, com transmissão manual de seis velocidades:
- High Power: 185 CV às 3.500 rpm e 400 Nm de binário máximo entre as 1.800 e as 3.000 rpm; consumo de combustível combinado de 5,4 l/100 km (3,6 % menor face ao modelo anterior) e de CO2 de 144 g/km (menor em 3,4%)
- Standard Power: 110 kW/150 CV às 3.500 rpm e 360 Nm de binário máximo entre as 1.800 e as 2.600 rpm; consumo de combustível combinado de 5,2 l/100 km (3,7% menor) com emissões de CO2 de apenas 139 g/km (menos 3,5%)
• MZ-CD 1.6 turbodiesel produz 85 kW/115 cv de potência máxima e uns robustos 270 Nm de binário entre as 1.750 e as 2.500 rpm; a versão ‘hatchback’ com caixa manual de 6 velocidades utiliza apenas 4,3 litros de combustível por 100 km em circuito combinado (menos 2,3% do que até aqui) e produz uns baixos 115 g/km de CO2 (menos 1,7%).

Propostas a Gasolina consoante os mercados

• MZR DISI 2.3 a gasolina, turbo e transmissão manual de seis velocidades (só Mazda3 MPS), 260 CV às 5.500 rpm e 380 Nm de binário às 3.000 rpm, consumindo 9,6 litros de combustível por 100 km e produzindo 224 g/km de CO2. Esta versão tem uma velocidade superior aos 250 km/h e acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,1 segundos [da actual geração]
• MZR DISI 2.0 i-stop a gasolina com transmissão de seis velocidades,150 CV de potência às 6.200 rpm e 191 Nm de binário às 4.500 rpm; consome 6,7 litros de combustível aos 100 km (menos 6,8%) e produz 157 g/km de CO2 (contra os anteriores 159 g/km)
• Motor MZR 2.0 a gasolina naturalmente aspirado com transmissão automática de cinco velocidades que produz 110 kW/150 CV às 6.500 rpm e 187 Nm de binário às 4.000 rpm; consome 7,6 litros de combustível aos 100 km e produz 175 g/km de CO2.
• Motor MZR de 1,6 litros a gasolina, naturalmente aspirado com transmissão manual de cinco velocidades; produz 77 kW/105 CV às 6.000 rpm e 145 Nm de binário máximo às 4.000 rpm; consome 6,4 l/100 km e produz 147 g/km de CO2 (contra as anteriores 149 g/km)
• Novo motor MZR de 1,6 litros a gasolina com transmissão Activematic de quatro velocidades. Na carroçaria de berlina consome 7,4 l/100 km e produz 171 g/km de CO2; os valores da versão ‘hatchback’ são, respectivamente, 7,6 l/100 km e 176 g/km. A transmissão Activematic permite a condução no modo totalmente automático ou no modo manual/sequencial, integrando controlo de inclinação e um optimizado sistema ‘kick-down’ quando na caixa se reduz de 4ª para 2ª velocidades.

Novidades:

• Novo sistema de navegação Mazda integrado, baseado na tecnologia TomTom® com 4 GB de memória, monitor ‘touch screen’ de 5,8 polegadas, e sistema mãos-livres Bluetooth® para telefone e conexão de áudio, com microfone externo
• Indicador de troca de mudanças para uma optimização da condução e para uma maior eficiência de combustível (para os motores a gasolina MZR 1.6 litros e 2.0 litros MZR DISI com transmissão manual, e para qualquer motor diesel)
• Assentos em couro com três funções de memória integradas, mais duas no transmissor de entrada ‘sem chave’ e arranque.

(texto elaborado com base no documento distribuído pelo departamento de comunicação da marca)

Autoria e outros dados (tags, etc)



Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  

Procura carro novo, usado ou acessórios?



"Portal do Automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"Portal do Automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos auto". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)