Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTAL DO AUTOMÓVEL




Terça-feira, 29.11.11

APRESENTAÇÃO: Toyota GT 86

Criado propositadamente para oferecer o máximo prazer de condução, este compacto desportivo de quarto lugares recebe a tecnologia “boxer” do motor de 2 litros e quarto cilindros opostos da Subaru equipada com um sistema de injecção D-4S da Toyota. São 200 cavalos e 205 Nm de binário sobre uma estrutura que oferece uma óptima relação peso/potência e um centro de gravidade extraordinariamente baixo. O Toyota GT68 chega no verão de 2012 e assinala o regresso da marca japonesa às mais puras raízes desportivas, sendo o único no mundo que concilia uma tracção traseira com um motor boxer instalado à frente.

As suas linhas denunciam uma pura performance aerodinâmica, num estilo suavemente retro que recorda os tão desejados desportivos clássicos que a Toyota produziu nas décadas de 70 e 80. Daí a designação “GT 86”, que representa um tributo aos Toyota GT’s e, muito principalmente, às capacidades dinâmicas únicas do saudoso Corolla Levin AE86.
O estilo arrojado de “escorpião” da grelha inferior confere-lhe uma aparência ainda mais agressiva e desportiva. Detalhes desportivos como as jantes de 17’’, o “spoiler” traseiro, as duas saídas de escape e o logo “pistão 86” evidenciam ainda mais esse seu carácter.


Cockpit totalmente centrado no condutor


Uma minuciosa atenção foi prestada a cada detalhe da ergonomia e à funcionalidade de todos os elementos com que o condutor interage, de modo a que o GT 86 pudesse ser conduzido como se de uma extensão natural do corpo do condutor se tratasse. Os bancos e os apoios lombares providenciam suporte preparado para acelerações e forças G frontais, laterais e traseiras e, em acréscimo, a forma dos bancos dianteiros foi desenvolvida para prevenir que os cotovelos interfiram nas operações de passagens de caixa.
O volante tem um diâmetro de apenas 365 mm. Isso torna-o no mais pequeno alguma vez a ser instalado num modelo da Toyota. O acabamento de Alcântara garante a máxima aderência em qualquer condição de condução.
Em volta de um conta-rotações de grandes dimensões encontram-se três manómetros, concebidos de modo a assegurem uma leitura extremamente rápida e intuitiva dos elementos.
Para reforçar o foco na condução, o cockpit integra um efeito de acabamento em carbono, o tejadilho interior é completamente preto e o selector da caixa de velocidades é do tipo “manche”, ao estilo da aviação.
Os pedais, leves e resistentes, são em alumínio.


Prazer de condução


Desportivo compacto de 2+2 lugares, na sua concepção existiu um claro enfoque nas características de condução dos veículos desportivos clássicos, conhecidos pelo elevado gozo da sua condução.
As respostas rápidas quer do acelerador, quer pela direcção, são possíveis graças a uma apurada aerodinâmica e ao desenvolvimento de uma nova plataforma, que acolhe uma motorização leve, ágil e devido à configuração “boxer”, possível de instalar numa posição relativamente baixa.
Graças à combinação com este compacto bloco motriz a gasolina, o Toyota GT 86 torna-se no desportivo de quatro lugares mais compacto do mundo.
O regime elevado a que este motor pode trabalhar, o peso reduzido, a baixa inércia e o centro de gravidade reduzido permitem-lhe também uma invejável relação peso-potência.
Atributos que colocam o novo desportivo da Toyota como um dos modelos acessíveis com mais elevadas prestações dinâmicas.
Tudo isto com um mínimo de intrusão electrónica, sempre em prol do mais puro prazer de condução e do divertimento!


Motor permite centro de gravidade baixo


O motor a gasolina atmosférico de 1998 cc é de origem Subaru. É comandado pela tecnologia D-4S, caracterizada pela dupla injecção de combustível. Com a utilização deste sistema de injecção directa e indirecta, em conjunto com uma elevada relação de compressão (12.5:1), a potência e o binário ficam disponíveis durante mais tempo, sem com isso sacrificar o consumo de combustível e as emissões.
Tal como revela a designação do carro, este motor boxer possui 86mm x 86mm de curso e de diâmetro. A potência é de 200 cavalos às 7000 rpm e o binário máximo de 205 Nm é atingido às 6600 rpm.
Pode estar acoplado a uma caixa manual ou automática, ambas com 6 velocidades. A transmissão manual permite um sistema de passagem de caixa rápida e precisa graças ao design curto do selector. Para uma condução mais desportiva, a caixa de velocidades automática pode ser controlada através de patilhas situadas atrás do volante.
A potência é distribuída às rodas traseiras através de um diferencial equipado com autoblocante, optimizando a tracção e a aderência em todas as condições. No GT 86, o sistema de ABS e controlo de estabilidade VSC foram especificamente desenvolvidos e afinados para garantirem a estabilidade dinâmica nos limites físicos do automóvel, intervindo somente em último caso, de forma a proporcionar uma experiência de condução mais pura.


Distribuição de pesos quase ideal


Com 4.240 mm de comprimento e apenas 1.285 mm de altura, o GT86 apresenta uma distância entre eixos de 2.570mm.
O centro de gravidade é de apenas 460mm!
O posicionamento do motor e dos bancos optimiza o seu equilíbrio e permite-lhe uma distribuição de pesos muito próxima do perfeito: a repartição frente/traseira é de 53:47.
Tal como acontece nos superdesportivos, a baixa inércia e o baixo centro de gravidade permitem ao condutor explorar ao máximo a pureza das suas reacções, sempre previsíveis mesmo a ritmos mais elevados.
A suspensão frontal é McPherson, com duplos triângulos sobrepostos na traseira. As jantes em liga são de 17 polegadas e, à frente, os discos de travão são ventilados e de grandes dimensões.


(elaborado com base no comunicado distribuído pelo departamento de comunicação da marca)

Autoria e outros dados (tags, etc)



Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  

Procura carro novo, usado ou acessórios?



"Portal do Automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"Portal do Automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos auto". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)