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PORTAL DO AUTOMÓVEL




Quarta-feira, 21.09.11

APRESENTAÇÃO: Mercedes Classe B

Maior agilidade, mais espaço e uma aerodinâmica melhorada são as novidades da nova geração do familiar mais acessível da marca da estrela. Estilizando ainda mais a silhueta de pequeno monovolume que sempre o caracterizou, o “B” propõe novos motores e transmissões de embraiagem dupla, bem como um importante incremento da segurança dos passageiros e da própria condução.
A Mercedes apresenta o novo Classe B como um veículo que disponibiliza um amplo espaço interior, proporcionando a performance dinâmica de uma limousine. As linhas que caracterizam o design exterior realçam-lhe a largura. À frente, a grelha do radiador é larga e proeminente e os faróis estendem-se para as laterais. Na traseira, o vidro e a porta são de grandes dimensões, com uma unidade óptica traseira, de duas luzes, com separação horizontal descentrada.
O molde do tejadilho torna o veículo mais longo. A parte inferior da carroçaria possui saias laterais dinâmicas, conferindo ao visual do veículo um toque de leveza.

Estrutura de preços em Portugal


Motorização
Cx.
Potência
PVP
B 180 CDI BlueEFFICIENCY
Manual
109 cv.
32.500 €
B 200 CDI BlueEFFICIENCY
Manual
136 cv.
34.500 €
B 180 BlueEFFICIENCY
Manual
122 cv.
29.950 €
B 180 CDI BlueEFFICIENCY
Auto
109 cv.
34.813 €
B 200 CDI BlueEFFICIENCY
Auto
136 cv.
36.813 €
B 180 BlueEFFICIENCY
Auto
122 cv.
32.200 €


Aerodinâmica exemplar

O coeficiente aerodinâmico – cx = 0.26 – posiciona-o no topo do segmento de mercado em que se insere. Além do aerodinâmico design exterior, inúmeras medidas de optimização incorporadas em detalhes, como o fluxo de ar à volta das rodas da frente, o design da parte inferior e o fluxo do ar de refrigeração, contribuem para a excelente performance aerodinâmica. Graças à tecnologia ECO, opcional, o Classe B está em pé de igualdade com as credenciais de aerodinâmica do Classe E Coupé, apresentando um coeficiente aerodinâmico de Cx = 0.24, um valor sensacional para um veículo com a secção traseira de uma Station.

Espaço interior

A altura rebaixada de 1557 mm torna o novo modelo cerca de 5 cm mais baixo, sobre a estrada, do que o modelo anterior. A altura dos bancos, em relação à estrada, foi reduzida (menos 86 mm). Isso facilita a entrada no veículo, mantendo ao mesmo tempo uma visão clara dos seus contornos.
Os bancos ficam posicionados mais na vertical, tendo sido melhorado o espaço livre para a cabeça (1.047 mm à frente, sem tecto de abrir). Tudo isto coloca o Classe B entre os automóveis mais espaçosos deste segmento. Para se ter uma ideia mais clara, o posicionamento mais direito dos bancos ergonómicos, em combinação com o chão rebaixado na traseira do veículo, permite-lhe um espaço para as pernas de 976 mm, superior ao do Classe S e Classe E. 

Optimização do interior

O Classe B disponibiliza, como opcional, o sistema Easy-Vario-Plus, que organiza o interior de modo a poder transportar objectos volumosos. O sistema inclui o ajuste para a frente/para trás dos bancos traseiros em cerca de140 mm, aumentando assim a volumetria da bagageira de 488 para 666 litros. O banco traseiro passa também a ter encosto rebatível até ao assento.

Design interior

O tablier está disponível, opcionalmente, em pele Artico pespontada artesanalmente. Quatro “packs” de equipamento (Cromado, Sport, Exclusive e Night) permitem personalizar o Classe B ao gosto individual de cada pessoa.
Três grandes entradas de ar redondas ao centro e os difusores com formato em cruz conferem um carácter desportivo ao cockpit.
O volante de 3 raios, com aplicação cromada no raio central, o painel de instrumentos com quatro mostradores analógicos redondos e ponteiros suspensos na posição das 6 horas, e os bancos com costuras pesponto contrastante, reforçam-lhe o carácter desportivo.

Unidades propulsoras

O Mercedes Classe B disponibiliza novos motores a gasolina e a diesel, bem como novas caixas de velocidades manuais e automáticas. Tanto os motores como as caixas de velocidades foram desenvolvidos internamente e em simultâneo, permitindo uma coordenação perfeita das unidades propulsoras e caixas de velocidades. E também a integração da função ECO Start/Stop, que agora equipa de série todos os modelos do Classe B.
Os motores, todos dotados de turbo, são montados transversalmente, bem como as duas caixas de velocidades. Isto permite manter uma forma compacta e, desse modo, beneficiar o diâmetro de viragem do veículo: apenas 11 metros, o que é exemplar para um veículo de tracção dianteira.

Blocos motrizes de 4 cilindros:

- A gasolina, 1,6 litros, debitando o B 180 122 cv e o B 200 156 cv de potência. O binário máximo é de 200 e 250 Nm, respectivamente, disponibilizado a partir das 1.250 rpm.

- A gasóleo, 1,8 litros, montado transversalmente. O B 180 CDI debita 109 cv e o B 200 CDI 136 cv de potência. O binário máximo de 250 Nm é disponibilizado a partir das 1.400 rpm para a variante com 109 cv, sendo de 300Nm a partir das 1.600 rpm para a variante com 136 cv. Este novo diesel equipa também o Classe C e o Classe S e possui injecção directa common rail da terceira geração.

Caixas de velocidades

- Uma nova caixa de velocidades 7G-DCT de embraiagem dupla integrada, extremamente compacta e variável em termos de adaptação às rotações do motor, graças às suas sete velocidades. Dispõe de uma bomba de óleo eléctrica para a função Start/Stop, muda de velocidades sem interrupções da disponibilidade do motor e combina o conforto de uma caixa de velocidades automática com a eficiência de uma caixa manual.

- Uma nova caixa manual de 6 velocidades, de linhas compactas como uma caixa de três veios e muito semelhante à caixa DCT. Entre as características mais importantes contam-se as passagens de caixa fáceis, menor esforço de engrenagem, baixo atrito interno e peso reduzido.

Chassis e suspensão

Três factores foram fundamentais para o incremento da performance: o abaixamento do centro de gravidade, o novo eixo traseiro de quatro braços e o aperfeiçoado Programa Electrónico de Estabilidade ESP®. A suspensão desportiva, opcional, reforça-lhe a agilidade. O centro de gravidade foi rebaixado mais 20 mm dispondo a suspensão, adicionalmente, de amortecedores desportivos com amortecimento e amplitude seleccionáveis. E ainda sistema Direct-Steer (Direcção Directa), para realçar o carácter desportivo do automóvel.

Direcção electromecânica

A direcção electromecânica do Classe B foi redesenhada, sendo o motor eléctrico da direcção assistida instalado na caixa da direcção com o sistema de pinhão ESP duplo. O sistema Direct Steer está disponível em combinação com o Pack Desportivo. Deste modo, a relação da direcção torna-se consideravelmente mais directa em caso de ângulos de direcção de maior dimensão, incrementando a capacidade de manobra e a agilidade do veículo.

Assistência à travagem reduz o risco de colisões traseiras

O Classe B apresenta sistema de aviso de colisão por radar com Brake Assist adaptativo, de série. O sistema Collision Prevention Assist emite um sinal visual e acústico para alertar o condutor sobre obstáculos identificados e prepara o Brake Assist para uma reacção de travagem o mais precisa possível. Activa-se assim que o condutor operar o pedal do travão a fundo.
Este novo sistema de travagem não se destina unicamente a minimizar pequenos danos no tráfego urbano, pretende ser uma solução para proteger os condutores de colisões traseiras em situações de tráfego críticas.
O aperfeiçoamento da segurança também integra uma série de sistemas de assistência adoptados para o Classe B:

-Assistente dos faróis adaptativo
- Assistente de Ângulo Morto e de Faixa de Rodagem (de série)
- Assistente de Limite de Velocidade Sistema de estacionamento activo (inclui PARKTRONIC)
- Função HOLD (de série com caixa 7G-DCT)
- Função de apoio em subidas
- Câmara de marcha-atrás

Sistema PRE-SAFE®

O sistema de protecção preventiva dos ocupantes Pre Safe® inclui o tensionamento reversível dos cintos de segurança, fecho automático dos vidros e tecto solar em caso de dinâmica lateral crítica, bem como ajuste eléctrico dos bancos dianteiros com função memória para um posicionamento ideal de modo a exercer a eficiência máxima dos sistemas de retenção.
O Pre Safe® está sempre activado para reagir a dinâmicas laterais e longitudinais críticas, podendo também ser activado devido à intervenção de certas funções de assistência.
Foi tida especial atenção à utilização do Classe B como automóvel familiar, tendo sido dada uma importância acentuada à segurança dos ocupantes dos lugares traseiros. Os tensores e limitadores de força dos cintos de segurança e o seu ajuste em altura são de série para os bancos da extremidade. Opcionalmente, estão disponíveis airbags traseiros. Como no modelo anterior, estão disponíveis as cadeiras de criança integradas e o reconhecimento automático da sua ocupação nos bancos. Também dispõe de novos pelvisbags para o condutor e acompanhante para proteger a pélvis e a parte superior do corpo. Os windowbags para a protecção da cabeça são de série.

Sistema multimédia

Sistemas de informação e comunicação como o acesso à Internet e o cómodo sistema de comando por voz são duas soluções de navegação.
O sistema multimédia Comand Online permite o acesso à Internet, permitindo navegar na Web com o automóvel parado.
Existe, contudo, uma App Mercedes-Benz, cujo carregamento rápido da página e operação fácil adequam a utilização durante a condução. Estas aplicações integradas incluem Google™ Local Search and Weather (pesquisa local e previsão do tempo), além da facilidade de descarregar uma rota previamente escolhida num PC de mapas Google e transmitidos para o automóvel.

Conceito modular a pensar no futuro

Com o conceito "Energy Space" modular, o Mercedes Classe B fica preparado para incluir versões com motorizações alternativas. Interfaces apropriados no chassis permitem modificar a superfície do chão e um compartimento por baixo do piso cobre parte da área debaixo dos bancos traseiros, proporcionando espaço para eventuais acumuladores de energia alternativos.

(texto elaborado com base no documento distribuído pelo departamento de comunicação da marca)

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