Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTAL DO AUTOMÓVEL




Terça-feira, 01.06.10

ENSAIO: Citroen C3 Picasso 16 Hdi/110 cv


Eis uma forma de deixar de parecer simplesmente engraçado para assumir uma atitude bastante mais atrevida e provocante. Acrescentem-lhe uma cor atraente, uns apêndices vistosos e umas jantes de 17'' não menos atraente, e temos um carro que, mesmo com um comportamento longe de se considerar "desportivo", até exibe boa capacidade de recuperação.
A versão não só “ganhou motor” como rodado, leia-se, jantes, pneus (205/45!) e suspensão, para ajudar a contrariar a altura ao solo e o formato muito pouco aerodinâmico.

Interior e Motor


Já escrevi a propósito da versão com 90 cv (ver AQUI), que o Citroën C3 Picasso  parece um carro construído de dentro para fora. Mantenho a ideia; foi pensado para proporcionar, em primeiro lugar, espaço, funcionalidade e conforto e depois revestido de forma jovial e descontraída. Ora bem: se a habitabilidade já era um dos seus pontos fortes, os 110 cv dão-lhe novos motivos de interesse.
O conhecido e por demais multifacetado bloco 1.6 HDi desenvolve satisfatoriamente, voltando a pecar pela ausência de uma sexta velocidade. Uma maior desmultiplicação possibilitaria a energia inicial que falta ao conjunto, já que, em matéria de consumos, não parece que melhorasse significativamente.

Espaço e conforto


O interior é luminoso e alegre, generoso na oferta de pequenos espaços, como os dois compartimentos aos pés dos passageiros traseiros. Tal como a habitabilidade, incluindo os ocupantes traseiros que, por ficarem ligeiramente mais altos, beneficiam de boa visibilidade. Impressão menos positiva para a funcionalidade do espaço entre os bancos dianteiros, onde os objectos aí depositados ficam demasiado soltos. Igualmente não apreciei a compleição do apoio de braços, sobretudo porque o travão de mão está em posição relativamente baixa.
Positivo, porque favorece a condução, é a colocação próxima do volante e do manípulo da caixa. Uma bagageira com 385 litros não parece muito, mas realmente o C3 Picasso mede pouco mais de quatro metros e tem um belíssimo banco traseiro. O piso da mala oferece duas posições e a capacidade desta fica próximo dos 500 litros quando o assento avança sobre as calhas longitudinais.

PREÇO, desde 26 000 euros MOTOR, 1560 cc, 16 V, 109 cv às 4000 rpm., 260 Nm às 1750 rpm CONSUMOS, 6,5/4,2/5 l (cidade/estrada/misto) EMISSÕES POLUENTES 133 g/km de CO2

Autoria e outros dados (tags, etc)



Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  

Procura carro novo, usado ou acessórios?



"Portal do Automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"Portal do Automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos auto". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)