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PORTAL DO AUTOMÓVEL




Quarta-feira, 16.02.11

APRESENTAÇÃO: Novo Mazda 5

Híbridos são não apenas os veículos com motor convencional de combustão auxiliados por um ou mais outras unidades movidas a electricidade, como podem ser todos os carros que balançam entre dois segmentos. É o caso da nova geração do Mazda 5 que chega agora ao mercado português. Se antes já era perceptível a intenção de colocá-lo a meio termo entre uma carrinha (station wagon) e um monovolume, isso fica agora muito mais claro ao adoptar a designação SW – “Superior Wagon”.

O seu jeito alongado e a pouca altura do seu perfil permitem efectivamente que isso aconteça, porque o seu interior oferece mais espaço e funcionalidade do que uma carrinha (nomeadamente as de sete lugares) e pouco ou nada perde face aos líderes tradicionais do segmento dos monovolumes.
Apresenta ainda outros dois grandes trunfos para conquistar consumidores: duas portas laterais deslizantes bastante práticas e uma relação preço qualidade imbatível permitida pela introdução de uma nova unidade motriz: um bloco a gasóleo de 1,6 litros com 115 cv e binário de 270 Nm das 1750 às 2500 rpm. (consultar mais abaixo os dados e as características técnicas mais importantes)
Um preço de entrada abaixo dos 30 mil euros (ver Tabela de Preços no final do texto) permite ainda, por questões de fiscalidade, torná-lo atraente para um “sub-segmento”, o das frotas das empresas. Mas qualquer que seja a versão, a dotação de equipamento, o habitual rigor de montagem e de construção dos veículos deste construtor japonês, a par do comportamento e de um desempenho dinâmico quase exemplares, algo comprovado no curto contacto tido aquando da sua apresentação, fazem do Mazda 5 um modelo terrivelmente sedutor.
Qualquer que seja a categoria em que queiramos englobá-lo.

Resumo das novidades segundo o fabricante:

•Novo motor diesel MZ-CD 1.6 common-rail com caixa manual de seis velocidades
•Turbocompressor de geometria variável
•Novo Mazda5 1.6 Diesel com a nova transmissão pesa até 120 kg menos do que o modelo que substitui
•Sistema de injecção common-rail com injectores Piezo
•Produz 85 kW/115 CV às 3.600 rpm e 270 Nm de binário máximo num largo espectro de rotações, entre as 1.750 e as 2.500 rpm, assegurando uma condução dinâmica e baixos consumos
•14,8% de redução nos consumos, de 5,2 litros aos 100 km (circuito combinado)
•13,2% de redução nas emissões de CO2, de 138 g/km (circuito combinado), cumprindo com a Norma Euro 5
•Filtro de Partículas Diesel (DPF) sem Manutenção

Design

• Nova imagem de família Mazda
• 8 cores exteriores, incluindo a nova ‘Clear Water Blue’
• Excelente coeficiente de penetração (Cd) para um monovolume compacto, de 0,30

Funcionalidade Interior e Equipamento

• Espaço para até 7 passageiros com a funcionalidade do sistema de bancos Mazda Karakuri
• Espaço para pernas na 2ª e 3ª filas entre as melhores referências do segmento C-MAV
• Os assentos dos bancos da frente e dos da 2ª fila de bancos são agora 50 mm mais extensos, enquanto as costas prolongam-se para baixo também em 50 mm para um maior conforto
• Isolamento de ruído reduz o ruído do vento em aproximadamente 10% face ao anterior Mazda5
• Sistema de áudio Bluetooth® com ligação MP3 sem fios.
• Duas portas traseiras deslizantes que abraçam as laterais dos painéis traseiros (apenas a 159 mm de distância) para estacionamento em locais apertados

Dinâmica de Condução

• Excepcional linearidade e uma sensação de condução equilibrada (assente no princípio “Toitsu-Kan”), seja em aceleração, na abordagem de curvas ou em desaceleração, providenciando ao condutor e passageiros uma agradável vida a bordo
• Sistema de suspensão com novas afinações e novos componentes da direcção para permitir uma operação mais linear, garantindo melhores reacções e maior controlo

Segurança

• De série: seis airbags, ABS de quarto canais, distribuição electrónica da força de travagem (EBD), assistência à travagem, Sinal de Paragem de Emergência (ESS), Controlo de Tracção (TCS) e Controlo de Estabilidade Dinâmica (DSC)
• Primeiro modelo a nível global a incluir o Sistema de Sobreposição de Travagem da Mazda (que dá prioridade ao pedal de travagem sobre o pedal do acelerador numa situação de emergência)
• Sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) de série
• Nova faixa de alta sensibilidade no extremo frontal de cada porta deslizante que detecta obstruções, aplicando uma muito menor resistência em comparação com o modelo anterior, revertendo automaticamente a direcção de operação da porta, abrindo-a de novo (disponível nas versões com portas eléctricas)
• Novo mecanismo de fixação das portas deslizantes que as mantém no local de modo mais seguro em caso de impacto lateral
• Medidas de aumento da protecção dos peões através de novas especificações aplicadas ao capot e pára-choques da frente

Dados principais e características técnicas mais importantes



MZ-CD 1.6
Tipo de motor
Em linha, 4 cilindros, SOHC, 8 válvulas
Cilindrada
1.560 cm3
Diâmetro x curso
75.0 x 88.3 mm
Nº de válvulas
2 por cilindro
Acção da cambota
Correia
Sistema de injecção
Injecção directa common-rail
Taxa de compressão
16.0 : 1
Sistema de controlo de emissões
Electrónico c/ catalisador + DPF*
Potência máxima
115 cv às 6,000 rpm
Binário máximo
270 Nm entre 1.750 e 2.700 rpm
Combustível
Diesel
Capacidade do depósito
60 lts


* Filtro de Partículas Diesel


MZ-CD 1.6
Performance

Velocidade máxima
180 km/h
Aceleração 0-100 km/h*
13,7 seg.
Consumos de combustível**

Urbano
6,4 l.
Extra-urbano
4,6 l.
Combinado
5,2 l.
Emissões de CO2 (combinado)
138 g/km
Nível de emissões
Euro 5
* Segundo condições de teste da Mazda

Tabela de Preços


Mazda5 MZ-CD 1.6 Superior Wagon
29.800 €
Mazda5 MZ-CD 1.6 Superior Wagon
(c/ portas laterais eléctricas + faróis de xénon)
31.345 euros
Mazda5 MZ-CD 1.6 Superior Wagon
(c/ portas laterais eléctricas + faróis de xénon
+ bancos em pele)
32.925 euros

* Não inclui despesas de transporte e legalização

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