Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTAL DO AUTOMÓVEL




Quarta-feira, 09.05.12

APRESENTAÇÂO: Citroën NUMÉRO 9 (linha DS)

É a nova expressão da linha DS. Inspirada pelos seus 90 anos de história e de excelência automóvel, a Citroën alarga a sua gama de prestígio a um novo modelo que prossegue as características únicas de qualidade e “savoir faire” em termos de criatividade e de tecnologia. Mas este ainda protótipo antecipa também o futuro da linhagem DS, preanunciando os códigos estilísticos dos três veículos que se seguem: um familiar para o segmento C, um SUV e exclusivo topo de gama do segmento D.

Chama-se ainda “concept car” Numéro 9 e foi revelado no Salão Automóvel da China, não fosse este, actualmente, o mercado mais importante do construtor francês.
Além do que as linhas exteriores mostram pouco mais se sabe. Mas aquilo que é revelado é suficiente para entusiasmar. Carismático e envolvente, impõe pelo tamanho, pelas linhas futuristas e fluídas, tem, enfim, tudo o que precisa para atrair ao primeiro olhar.
Como se deseja.
Sabe-se também que a nova identidade na secção frontal foi concebida para permitir a tecnologia Full-hybrid Plugin, ou seja, além da possibilidade de carregar as baterias do motor eléctrico por regeneração - ou por acção da motorização térmica -, também poderá fazê-lo através da ligação a um posto de energia eléctrica.
Graças a isso beneficiará de 50 km de autonomia em modo eléctrico, de uma conjugação da potência de 295 cv com efeito “boost” e de emissões de apenas… 39 g/km de CO2!
Mas vamos aos detalhes:

Silhueta apaixonante

Num casamento subtil entre as proporções de um coupé com as de uma carrinha, o Numéro 9 impõe o longo capot e a altura muito baixa, de apenas 1,27m, para fazer ressaltar, ainda mais, a imponência das jantes de 21 polegadas, nas quais estão montados pneus Michelin 245/35.
Com um comprimento de 4,93 m e uma largura de 1,94 m, a distância entre eixos de 3 metros possibilita o aumento do espaço para as pernas dos passageiros do banco de trás.
Com a atenção focada em cada detalhe, o “concept car” Numéro 9 encarna não só a herança e o refinamento da linha DS, como abre um novo capítulo estilístico no universo desta gama “premium”. A identidade da secção frontal passa por uma assinatura luminosa inédita e pela adopção de uma grelha com relevo tri-dimensional. Esta grelha funde-se com os faróis de LED situados nas extremidades as luzes diurnas (DRL), conferindo-lhe um olhar forte, hipnótico e original.
Dono e senhor de outros traços distintos, entre os mais expressivos contam-se a forma e o modo do tejadilho flutuante, sublinhado por uma assinatura cromada sobre a qual aparece, em discreta filigrana, a sigla DS. Mas também pelas superfícies laterais vidradas que se conjugam com o vidro traseiro.
Misterioso e sofisticado, o Numéro 9 acentua isso na cor negra da carroçaria, com subtis nuances de roxo de nome “whisper” e nos acabamentos cromados “californien”.
Mas não se trata somente de um design inspirado, capaz de uma excelente fluidez aerodinâmica; todos os detalhes foram desenhados para contribuir para a sua eficácia, desde o spoiler traseiro às jantes, que favorecem a deslocação do ar graças às lamelas integradas.

Mecânica do futuro

A herança tecnológica está também presente no capítulo mecânico. A tecnologia Full-hybrid Plug-in engloba uma cadeia de tracção híbrida, recarregável, caracterizada pela implantação de um motor eléctrico no eixo traseiro.
Desenvolvendo uma potência de 70 cv e um binário de 200 Nm, este motor eléctrico é alimentado pelas baterias de iões de lítio, recarregáveis em apenas 3h30 numa tomada de corrente doméstica.
Numa utilização urbana, com o modo ZEV (Zero Emission Vehicule – Veículo Emissões Zero) que permite aceder ao modo totalmente eléctrico, consegue uma autonomia de 50 quilómetros. Combinado com um motor térmico, a gasolina ou diesel dependendo dos mercados, este motor eléctrico traseiro aumenta as prestações e melhora a aderência em percursos mais exigentes, onde o modo híbrido permite ainda limitar os consumos com a utilização das duas energias.

295 cavalos para 39 g de CO2

O modelo exposto no Salão de Pequim adopta uma motorização a gasolina 1.6 THP, com uma potência de 225 cv e um binário de 275 Nm.
Dotado da tecnologia micro-híbrida de última geração, capaz de colocar o motor térmico ao ralenti nas situações em que o seu funcionamento não se justifica, em caso de forte solicitação do pedal do acelerador ou da necessidade imediata de binário, uma função “boost” associa o binário do motor ao do motor eléctrico.
Neste caso, a potência atinge os 295 cv, levando-o dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos e fazendo 1000 m, com arranque parado, em 25,3 segundos.
Isto sem prejuízo dos consumos que são, em média, de 1,7 l/100 km, ou das emissões, de apenas 39 g/km de CO2.
Além do modo 4x4, proporcionado pela conjugação dos dois motores ser ideal para estradas com pouca aderência, como pisos com neve ou gelo, a nova tecnologia full-hybrid recarregável vem oferecer uma terceira vantagem: a temperatura do habitáculo pode ser regulada antes de cada utilização do veículo, ou seja, com ele ainda ligado à tomada de energia, poupando, desse modo, a capacidade das baterias.

Dimensões
Comprimento : 4,93 m
Largura : 1,94 m
Altura : 1,27 m
Distância entre eixos : 3 m

Peso
Peso total em carga : 1 500 kg

Transmissão híbrida plug-in
Motor a gasolina 1.6 THP : potência de 225 cv (165 kW) / 275 Nm de binário
Motor eléctrico no eixo traseiro : potência de 70 cv / 200 Nm de binário
Modo ZEV : autonomia de 50 km

Performances e consumos
0 a 1 000 m : 25,3 segundos
0 a 100 km/h : 5,4 segundos
Velocidade máxima : 244 km/h
Consumo : 1,7 l/100 km em circuito misto MVEG
Emissões de CO2 : 39 g/km

Aerodinâmica
SCx : 0,61 m²

Ligações ao solo
Pneus MICHELIN 245/35 ZR21

(Elaborado com base em documento distribuído pelo departamento de comunicação da marca)


Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  

Procura carro novo, usado ou acessórios?



"Portal do Automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"Portal do Automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos auto". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)