Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTAL DO AUTOMÓVEL




Quarta-feira, 08.10.08

Paris Motor Show 2008

No poupar é que está o ganho!

DEPOIS DO VERÃO, mais ou menos por estes dias, Paris e Frankfurt dividem o direito de marcarem a rentrée do sector automóvel. Este ano calha ser Paris o palco e até 19 de Outubro os pavilhões do Porte de Versailles dão a conhecer ao público algumas novidades que os construtores reservam para os próximos tempos.
Tempos que são de crise, já se sabe. Ou, pelo menos, mais difíceis e incertos para os grandes mercados ocidentais. Por isso, muitos fabricantes apostam em versões dirigidas especificamente para mercados emergentes como a América Latina, por exemplo.
Ainda e cada vez mais, insiste-se no tema sempre cadente dos combustíveis. Quer seja pela apresentação de fontes de energia alternativas e de soluções tecnológicas, ou outras mais simples, destinadas a uma efectiva redução dos consumos.
Mas um salão automóvel é, ou deseja-se que seja, todo ele, um espectáculo, uma montra grandiosa, uma verdadeira feira de vaidades e, por mais complicado que às vezes seja disfarçá-lo, um voto de confiança num futuro económico e socialmente menos complicado. É por isso que, mais do que uma descrição exaustiva de todas as novidades, esta é uma festa onde as imagens valem mais do que as palavras.

PEUGEOT PROLOGUE, por enquanto ainda em protótipo resultante do cruzamento de um SUV com estilo «high tech» e inédita tecnologia híbrida diesel/eléctrica que lhe garante 200 cv de potência e emissões de CO2 particularmente reduzidas: 109 g/km em ciclo misto, ou mesmo zero em modo exclusivamente eléctrico!


CITROEN C-CACTUS, mais um veículo ecológico com propulsor hibrido HDi, graças à qual pode ter um consumo de médio de apenas 3,4 l e emissões CO2 de 78g/km. A boa notícia é que a marca francesa anuncia um preço não muito distante de um C4 de entrada de gama.




HYUNDAI i20, a mais recente aposta do construtor coreano direccionada ao mercado europeu. Desenhado por isso na Alemanha, tem também uma versão «ecológica» animada por um inédito motor diesel 1.4 CRDi com consumos médios inferiores a 4 litros e emissões abaixo do 100 g/km. Chega aos mercados em 2009.




NISSAN PIXO, SUZUKI ALTO. Qualquer semelhança não é mera coincidência. Projecto comum entre as duas-marcas-japonesas-propriedade-de-construtores-ocidentais, partem da mesma base para concorrerem entre si num segmento onde já existem mais casos semelhantes. Cinco portas, quatro lugares e motor 1.0 de 3 cilindros a gasolina.

AUDI A1 SPORTBACK CONCEPT. Primeira aparição pública de um modelo que, ao que tudo indica, disporá também uma versão híbrida nesta caso gasolina (1.4/150 cv?)/eléctrica.






MAZDA KIYORA. O construtor desvenda em Paris este pequeno citadino, que dispõe da próxima geração do bloco 1.3 litros DISI*, transmissão automática e carroçaria rígida e leve, capaz de permitir uma elevada eficácia em termos de poupança de combustível e baixas emissões de gases poluentes.



RENAULT ONDELIUS e RENAULT Z.E. ambos concept, ou seja ainda protótipos. O mais provável é não passarem disso e dispensam-se comentários quanto à estética. O primeiro aponta para soluções de futuros topos de gama, o «Z.E.» do segundo significa emissões zero, ou seja, trata-se do estudo de um modelo inteiramente eléctrico, destinado a percursos urbanos, que o construtor francês pensa colocar no mercado dentro de 3 anos...

Autoria e outros dados (tags, etc)



Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  

Procura carro novo, usado ou acessórios?



"Portal do Automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"Portal do Automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos auto". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)