Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTAL DO AUTOMÓVEL




Quarta-feira, 25.01.12

APRESENTAÇÃO: Nissan Qashqai 1.6 dCi/130 cv


O Nissan Qashqai recebeu novo motor 1.6 turbodiesel. Mais potente e, contudo, também mais económico e menos poluente, irá substituir gradualmente a unidade dCi de 2.0 litros. Na gama mantém-se a oferta da motorização 1.5 dCi, com um custo cerca de 2000 euros inferior a idêntica versão equipada com o novo motor 1.6 dCi. Além deste novo motor, a renovada gama Qashqai estreia novos equipamentos que enriquecem ainda mais um modelo que é um fenómeno de vendas no mercado europeu.

A nova motorização 1.6 dCi Pure Drive caracteriza-se por baixas emissões, elevados níveis de potência e binário e substancial economia nos consumos.
Com este novo motor Pure Drive(*), o Qashqai emite apenas 129g/km de CO2, para um consumo médio de combustível de 4,9 l/100 km. Substituindo o anterior 2.0 dCi, este novo motor proporciona emissões reduzidas e uma optimização considerável dos níveis de consumo de combustível, com a vantagem de manter o mesmo nível de desempenho do motor anterior.
A introdução de um sistema Stop/Start contribui para uma redução ainda maior do nível de emissões de CO2: 119 g/km e o consumo médio desce para apenas 4.5 l/100 km.
Simultaneamente ficam disponíveis uma nova caixa de velocidades CVT e, pela primeira vez num automóvel do segmento C, uma câmara de visão 360º.


Capacidades, prestações e CVT

Com um desempenho dinâmico equivalente ao motor dCi de 2.0 litros que substitui, esta unidade proporciona os mesmos níveis de binário e velocidade de ponta. A potência máxima do novo motor é de 130cv, suportados por uns excepcionais 320 Nm de binário, disponíveis desde as 1.750 rpm.
Disponível para o Qashqai de 5 lugares como para o Qashqai+2, este novo motor dCi tem 1.598cc e uma estrutura bastante compacta. A ligeireza das versões está patente nas prestações que o modelo consegue atingir: a velocidade máxima é de 190 km/h, demorando escassos 10,3 segundos a atingir a meta dos 0-100 km/h.
Mas este ganho de desempenho não é obtido a expensas do ambiente. O ciclo combinado de consumo de combustível (NEDC) é 24% melhor do que o 2.0 dCi – 4,5 l/100 km contra 5,9 l/100 km – e produz emissões de CO2 muito mais baixas – 119 g/km em vez de 155 g/km.
No caso do Qashqai+2 com sistema Stop/Start, o valor das emissões é de 123 g/km, enquanto os para as versões de tracção integral esse número cresce para 135 g e 139 g, respectivamente.
Uma nova e sofisticada caixa de velocidades CVT estará também disponível em algumas versões com o motor a gasolina de 1.6 litros.

Visão aérea auxilia manobra de estacionamento

Com esta nova versão irão também surgir novos equipamentos. Destaque para a estreia do monitor de visualização da área circundante (AVM – Around View Monitor) num automóvel do segmento C. O AVM utiliza uma série de pequenas câmaras localizadas no exterior do veículo para tornar o estacionamento e as manobras o mais seguras possível, disponibilizando ao condutor uma vista aérea, em tempo real, do ambiente que rodeia o veículo. Esta é a primeira vez que uma funcionalidade tão inovadora está disponível num automóvel do segmento C.
Combinando a informação de pequenas câmaras montadas na grelha frontal, porta da bagageira e em ambos os espelhos retrovisores, o sistema projecta uma "vista aérea" de 360º da área circundante do veículo no ecrã de navegação por satélite Nissan Connect.
Uma progressão natural da pioneira câmara de estacionamento traseira da Nissan, capaz de tornar o estacionamento ou as manobras de baixa velocidade mais simples e seguras, já que a vista aérea fornece ao condutor uma indicação clara dos obstáculos em volta do automóvel.
O sistema é accionado automaticamente quando o automóvel está em marcha-atrás ou enquanto conduz a uma velocidade de até 10 km/h, bastando para tanto premir o botão "camera" (câmara) no painel frontal. Mas se o condutor preferir, a informação de cada câmara pode ser exibida individualmente e o sistema pode operar como uma simples câmara de marcha-atrás.
Este equipamento é de série nas versões mais equipadas (Tekna Premium) dos Qashqai e Qashqai+2. Tal como o Nissan Connect e o AVM – os dois sistemas estão interligados – as versões topo de equipamento mantêm o já característico tejadilho panorâmico em vidro a todo o comprimento e jantes de liga leve de 18 polegadas de dupla tonalidade preta e prateada. O AVM também está disponível, como opção, nas versões Acenta.

Gama Qashqai em Portugal

Mantendo muita procura apesar de já não se tratar de uma novidade, o segredo do sucesso do Nissan Qashqai continua a ser a combinação do aspecto de um SUV com uma maneabilidade dinâmica, um bom desempenho e um amplo espaço interior.
Graças a tudo isso, em cinco anos já foram fabricados mais de um milhão de Qashqais e Qashqai+2 na fábrica de Sunderland, Inglaterra.
Com a chegada do novo motor 1.6 dCi, a gama abrange agora uma oferta de dois modelos a gasolina e três modelos a diesel. O motor diesel de entrada mantém-se o 1.5 dCi com 110cv, enquanto a unidade de 2.0 litros dCi de 150cv continua a marcar presença mas apenas nas versões de tracção integral e com caixa automática. Tal como anteriormente, a gama continua com as especificações Visia, Acenta e Tekna, com este grau mais alto a possuir um equipamento de alto nível assim como um design exterior de crossover reforçado.

(*) A designação Pure Drive é dada a todos os produtos Nissan que emitam um máximo de 130g/km de CO2. Este índice possuía inicialmente um limite máximo de 140 g, mas o programa especifica os 130g actuais e uma descida adicional para 120 g em 2013.

(texto elaborado com base em documento distribuído pelo Departamento de Comunicação da marca)


Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Pretende saber mais sobre este ou sobre outro veículo?<input ... >

Autoria e outros dados (tags, etc)



Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  

Procura carro novo, usado ou acessórios?



"Portal do Automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"Portal do Automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos auto". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)