Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTAL DO AUTOMÓVEL




Quarta-feira, 01.02.12

APRESENTAÇÃO: Mitsubishi ASX 1.8 DI-D/127 gr.

Pouco mais de um ano após o início da sua comercialização em Portugal, o Mitsubishi ASX recebe uma nova variante mais económica e menos poluente. O ASX, um sucesso a nível europeu, já vendeu mais de 71 mil unidades o que o torna no modelo da Mitsubishi Motors mais vendido na Europa. Com esta versão do motor diesel 1.8, o importador espera reforçar a quota no seu segmento que, em 2011, foi de 7.5% com 754 unidades comercializadas. Já disponível a partir de cerca de 30 mil euros.
O modelo inicial, objecto de ensaio AQUI, dispõe deste mesmo motor mas com uma potência de 150 cv. O que esta nova variante propõe é uma diminuição desse valor para 116 cv, conservando, no entanto, o mais importante: o mesmo nível de binário do motor de 150 cv, num regime diferente. Passa a estender-se dos 1750 às 2250 rpm, em vez das 2000 às 3000 rpm.
O ganho mais importante está no nível de emissões de CO2 que o tornam referência na classe: 127 gr./km em vez de 145. Graças a isso obtém um preço bastante competitivo - 29,900 euros - possíveis por via dos benefícios que advêm de um enquadramento fiscal mais favorável.

Para melhor o distinguir, a versão de 150 cv adopta agora a designação “Ralliart”.

Tabela de preços


Ganhos e perdas

O objectivo da redução de emissões passou em grande medida pela redução dos consumos, que passam para 4.8 l/100 km no ciclo combinado (- 12%).
Em matéria de prestações, esta nova versão reduz a velocidade máxima para 189 km/h (200 km/h na versão Ralliart) e a aceleração dos 0-100 km/h cresce em meio segundo (10.2s em vez de 9.7s).
O sistema de travagem do ASX foi igualmente afinado, ganhando eficácia e melhor resistência à fadiga.

Calibragem da pressão e gestão do motor

Para minimizar as emissões, alteraram-se também ligeiramente as relações de caixa, recalibrou-se o sistema Auto Stop & Go e a centralina do motor.
Ainda que a prioridade fosse conseguir reduzir as emissões de CO2 de um motor já de si eficiente, isso não deveria interferir nas suas invulgares capacidades dinâmicas. Assim, o design inicial do motor foi refinado e incluiu-se um novo turbo compressor com uma melhor resposta e geometria optimizada, bem como um novo layout de polies que permitiu reduzir as perdas por atrito.
O turbo compressor mais pequeno (turbina de 40 mm vs 43 mm na versão de 150 HP) tem menor peso de inércia (- 44% na turbina) o que permite um aumento do binário em 40 Nm às 1500 rpm e um tempo de resposta melhorada em 0.5” (Desde um ponto de carga nula até ao de máxima carga).

Refinação de estilo e equipamento

Por fim, no interior, pequenas alterações de pormenor como as novas aplicações cromadas nos comandos do ar condicionado e no painel de instrumentos emprestam um look mais sofisticado.
O novo ano modelo do ASX passa ainda a disponibilizar um novo Sistema de Navegação com ecrã de 6.2”, disponível como opção em todas as versões de equipamento. Excepto na versão Instyle onde se mantém o sistema Áudio Premium “Rockford Fosgate”, ao qual se pode adicionar o sistema de navegação com “Music Server” e ecrã de 7”.

(Elaborado com base em Comunicado distribuído pelo Departamento de Comunicação da marca)

Procura automóvel novo, usado ou acessórios? Quer saber mais sobre este ou sobre outro veículo?

Autoria e outros dados (tags, etc)



Pesquisar neste site

Pesquisar no Blog  

Procura carro novo, usado ou acessórios?



"Portal do Automóvel" é um meio de comunicação dirigido ao grande público, que tem como actividade principal a realização de ensaios a veículos de diferentes marcas e a divulgação de notícias sobre novos modelos ou versões. Continuamente actualizado e sem rigidez periódica, aborda temática relacionada com o automóvel ou com as novas tecnologias, numa linguagem simples, informativa e incutida de espírito de rigor e isenção.
"Portal do Automóvel" é fonte noticiosa para variadas publicações em papel ou em formato digital. Contudo, a utilização, total ou parcial, dos textos e das imagens que aqui se encontram está condicionada a autorização escrita e todos os direitos do seu uso estão reservados ao editor de "Cockpit Automóvel, conteúdos auto". A formalização do pedido de cedência de conteúdo deve ser efectuado através do email cockpit@cockpitautomovel.com ou através do formulário existente na página de contactos. Salvo casos devidamente autorizados, é sempre obrigatória a indicação da autoria e fonte das notícias com a assinatura "Rogério Lopes/cockpitautomovel.com". (VER +)